A relação entre o sono e a epilepsia

A relação entre o sono e a epilepsia é bastante complexa, e o sono é conhecido com ativador de crises convulsivas e aparecimento de descargas no córtex cerebral.

Existem síndromes epilépticas em que há uma nítida relação entre o ciclo sono-vigília. Deve-se levar em conta que alguns tratamentos têm efeito sobre o sono, alterando sua estrutura e provocando fragmentação. Dentre os distúrbios do sono associados com epilepsia os mais comuns são apneia do sono e hipopnéia obstrutiva do sono. Algumas epilepsias são classicamente relacionadas com o sono tais como a epilepsia mioclônica juvenil e epilepsia do lobo frontal noturna autossômica dominante.

Por este motivo, é importante que a pessoa com epilepsia tenha horas de sono adequados visto que a privação do sono pode ser fator desencadeante de crises convulsivas mesmo em uso regular das medicações anticonvulsivantes.

Lima, AVS; Claudino LS; Lins K. A Relação entre Sono e Epilepsia: Uma Revisão sobre o Tema . The Relationship between Sleep and Epilepsy: A Review Arq. Catarin Med. 2015 jan-mar; 44(2): 26-36.

Chame pelo
Whatsapp